NOVEMBRO AZUL – UMA ÓTIMA IDÉIA

Os homens, tradicional e culturalmente, têm maior resistência do que as mulheres para cuidarem de si próprios, inclusive da sua saúde.

Neste contexto, vemos como extremamente positiva e importante a campanha Novembro Azul, que traz o potencial de resgatar homens com estado de saúde incerto para o cuidado médico preventivo.

Existem doenças silenciosas e potencialmente graves, tais com o diabetes e hipertensão que demandam atenção médica regular. É também no consultório médico que os hábitos de vida, dieta, atividade física, tabagismo, são revistos, e recomendações saudáveis  orientadas.

O câncer de próstata, segundo tumor mais frequente e segundo mais letal nos brasileiros, também é exemplo de doença a ser descoberta ainda enquanto sem sintomas. Para tanto, exige acompanhamento médico preventivo regular para realização de exames de detecção precoce, incluindo um exame de sangue (PSA) e o toque retal. Sem este acompanhamento a doença demora a se manifestar, e acaba sendo descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. A chance se cura para a doença é muito maior quando identificada nas fases iniciais.

O Urologista é o profissional tecnicamente preparado para realizar este acompanhamento. O exame do PSA tem uma série de nuances e particularidades, e deve ser interpretado dentro de um contexto que inclui idade, tamanho da próstata, velocidade de aumento dos níveis sanguíneos, percentagem da fração de PSA livre ou não ligado a proteínas plasmáticas, e presença de sintomas sugestivos de doenças prostáticas inflamatórias. É também o urologista o profissional habituado com o exame do toque retal, que é simples e rápido, e na maioria dos casos obrigatório. Em torno de 20 % dos cânceres de próstata são diagnosticados  pelo toque.

Homens com mais de 40 anos devem consultar para se esclarecer sobre as vantagens de iniciar um acompanhamento preventivo. Aos 45 anos, caso com histórico familiar, ou habitualmente aos 50 anos, é importante que este acompanhamento seja realizado regularmente.

Nós, Urologistas Associados, apoiamos a ideia do Novembro Azul, e estamos a postos para cuidar da sua saúde.